CANTO D' ALMA

.
.
.
Um espaço de partilha de nós para vós e que pretende ser de todos nós.

Um local para usufruir e disfrutar da companhia uns dos outros num ambiente perfumado pelo aroma das artes.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"TrueWings"

TrueWings.
É esse o nome de um lindíssimo e sagrado recanto do céu,
onde não há mal do mundo que nos toque.
Foi lá que fui beber este momento sublime de escrita
que poderão encontrar umas linhas mais abaixo
desta onde me encontro agora.
É Vinicius de Moraes e está tudo dito!!!
Quanto às "TrueWings" vou tentar transcrever fielmente
(assim a memória me ajude)
algo que só tenho por costume dizer
às pessoas verdadeiramente especiais.
É um pequeníssimo trecho de um dos livros da minha vida
e que teve honra de passagem ao mundo do cinema pela mão ímpar
desse mestre da realização que é Clint Eastwood.
O livro dá pelo nome de "As pontes de Madison County"
e o excerto (adaptado) é:
"Pouco mais somos que pequenos grãos de areia cósmica
vagueando na imensão do espaço.
Imensamente feliz e privilegiado me sinto...
por um dia nos termos encontrado".
Obrigado!



"Procura-se um amigo"

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar. Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados.

Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer. Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância.

Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.



Vinicius de Moraes


P.S. E em jeito de remate final (à guisa das costureiras) aqui vai:

Huggs & Kissies
(é com 2"guês porque são Xi-corações)

1 comentário:

  1. Nesse espaço do céu voam asas da verdade, cumplices de um amor maior, AMIZADE.

    Não nascemos agora, renascemos nesse canto único de partilha, alegrias, tristezas, angústias, celebração... todos os adjectivos que transportam sempre a verdade de Ser uns com os outros. É o nosso supremo compromisso.

    Costumamos dizer que reconhecemos as Almas, por esse motivo a tua viagem e permanência a este 'céu' foi reconhecida perante todos.

    Terei certamente o privilégio de um dia te dar aquele amasso gigante, já o sinto pela distância, contudo, sentir o afecto do toque no mais fiel abraço é sempre um momento único, todas as wings que estão perto já o partilham, é um conforto sem palavras.

    A brisa do movimento desse abraço conforta-nos a alma, amena o que sentimos quando a angústia invade o que somos.

    Temos os outros momentos únicos, celebração, rir até doer a barriga e nos dias que voamos com asas e vassoura é sublime o bem-estar que partilhamos todos.

    Tudo isto para dizer, és imensamente benvindo a «um lindíssimo e sagrado recanto do céu,
    onde não há mal do mundo que nos toque.»

    Foi díficil escolher o 'nosso' nome, o grupo foi-nos presenteado pelo 'padrinho' :) depois de muitas tentativas concluímos que este é o nome perfeito que nos identifica, TrueWings, asas da verdade :)

    Agora és também parte de nós, as tuas asas voam connosco, não importa a distância física, importa que quando temos Vontade conseguimos Ser leais uns com os outros sempre dentro da verdade.

    Uma vez mais, BENVINDO ao mundo da AMIZADE VERDADEIRA.

    Beijo enorme de todas as Wings

    ResponderEliminar