CANTO D' ALMA

.
.
.
Um espaço de partilha de nós para vós e que pretende ser de todos nós.

Um local para usufruir e disfrutar da companhia uns dos outros num ambiente perfumado pelo aroma das artes.

sábado, 11 de dezembro de 2010

"O amor fino não busca causa nem fruto" - Padre Antº Vieira

O amor fino não busca causa nem fruto.
Se amo, porque me amam, tem o amor causa;
se amo, para que me amem, tem fruto:
e amor fino não há-de ter porquê nem para quê.
Se amo, porque me amam, é obrigação, faço o que devo:
se amo, para que me amem, é negociação, busco o que desejo.
Pois como há-de amar o amor para ser fino?
Amo, quia amo; amo, ut amem:
amo, porque amo, e amo para amar.
Quem ama porque o amam é agradecido.
quem ama, para que o amem, é interesseiro:
quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, só esse é fino.


Padre António Vieira



P.S. E é desta forma, aparentemente simples,
que se indica como trilhar o caminho da Luz
e se faz quedar mudos os iluminados amantes da douta sapiência,
insigne artíficie, mestra em reduzir tudo a pouco mais
que à mera abjecta materialidade das coisas.

1 comentário:

  1. O Padre antónio Vieira é único.
    Obrigada por me dares a conhecer estas palavras sábias.
    Beijos

    ResponderEliminar