CANTO D' ALMA

.
.
.
Um espaço de partilha de nós para vós e que pretende ser de todos nós.

Um local para usufruir e disfrutar da companhia uns dos outros num ambiente perfumado pelo aroma das artes.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro

Neste dia três palavras se impõem: VIVA A REPÚBLICA!!!
Terá sido assim em 1910, muito provavelmente, que do varandim principal dos paços do concelho, em Lisboa, alguém terá dito de viva voz e pulmões cheios para entoar bem alto o feito político então alcançado.
Com todas as virtudes e defeitos que se lhe poderá apontar, a jovem República Portuguesa comemora hoje o seu primeiro centenário.
Porém, na sua maioria, os ideais que guindaram os seus obreiros - como os de todas as outras revoluções que tiveram lugar na mui amada Lusitana Pátria - continuam por cumprir. O país continua envolto no problema da dívida ao estrangeiro; nas dificuldades em encontrar gente séria devota da cousa pública e não do seu bolso e o dos amigos; nos problemas sociais que são mais que muitos, os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, enfim continua a pobreza franciscana em termos de mentalidade da nossa dita elite,vulgo classe de dirigente. Continuam-nos a vender às postas e ao desbarato aos interesses estrangeiros instalados, a troco de meia dúzia de benesses para meia-dúzia de iluminados... e o povo lá continua alegremente a fazer esforços sobrehumanos para pagar a factura e a dizer: yes man, yes man.
Mas que raio de república é esta onde os subjugados de sempre continuam, sem nada fazer, à espera da milagrosa chegada de uma alta figura da nobreza, el-rei D.Sebastião, para terminar com todas as injustiças e roubos de que continuamente têm sido alvo... e ainda hoje o são.
Pobre pátria esta.
Pela parte que me toca, por forma a fugir à enraízada contradição, como republicano que me orgulho de ser, esperar por esperar, prefiro esperar pela chegada da Sra. Brites de Almeida. Quanto mais não seja na esperança de, ao chegar, ela presentear com umas valentes “padeiradas” esta matilha de biltres que desde há 35 anos, tentando afogar os ideais de Abril, nos sugam o sangue e o suor do nosso trabalho, levando o país ao estado calamitoso em que se encontra actualmente.
VIVA A REPÚBLICA!!! VIVA A REPÚBLICA!!! VIVA A REPÚBLICA!!!

P.S. Associada a um voto de coragem e de confiança nas suas capacidades e inteligência, uma lembrança muito especial, neste seu dia mundial, para os professores, esses heróis anónimos do quotidiano que para além da tarefa hercúlea de terem de lidar com os alunos e seus respectivos pais ainda têm de aturar a arrogância, a ignorância e a incompetência dos jaquetantes senhores/as de fatinho, armados em doutoures, que proliferam no ministério da educação, qual manto de erva daninha em campo de cultivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário